O QUE É
É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa onde trata as mais diversas disfunções orgânicas através do Pavilhão Auricular (orelha) utilizando sementes ou pequenas agulhas (Opcional) que serão fixadas em determinados pontos correspondentes à disfunção apresentada. Os pontos do pavilhão auricular alem de terem uma ação energética também atuam por um mecanismo reflexo que, através do estimulo direto ou indireto sobre os mesmos, produz uma resposta ao nível de Sistema Nervoso Central, mais especificamente no Hipotálamo, o qual age sobre os órgãos correspondentes promovendo o que chamamos de homeostase.
ORIGEM
O emprego da Auriculoterapia no tratamento doenças não é recente. No Nei Ching, o livro que data de 4000 anos, considerado a bíblia da acupuntura, está descrito o uso do pavilhão auricular na cura da síncope. Outros livros antigos da dinastia de Tang e de Ming também mencionam o uso de pontos na orelha para o tratamento de diversas enfermidades.
FRANÇA: BERÇO DO DESENVOLVIMENTO DA AURICULOTERAPIA
Bem mais recente, em 1957, na França, Paul Nogier publicou trabalhos nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, descrevendo, inclusive, experiências realizadas com pacientes e os ótimos resultados obtidos. Observando os povos do Mediterrâneo, que tinham por hábito o uso de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de várias moléstias, Nogier conseguiu descobrir uma série de pontos curativos. Estudando-os, chegou então, a estabelecer uma ligação entre a posição destes no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do nascimento, colaborando de modo significativo para a evolução da auriculoterapia.
PESQUISAS NA CHINA
A despeito da eficiência da Auriculoterapia, o que a faz tão difundia na atualidade, são, em parte, as vantagens que apresenta, pois constitui um aprendizado, econômico, prático e destituído de efeitos colaterais.
É um tratamento utilizado no Pavilhão Auricular (Orelha) com o objetivo de tratar as disfunções existentes em nosso corpo. Sempre que ocorrer uma disfunção qualquer, ou seja: dores em geral, tristezas, angustias, estresse, cansaço, excesso de alegria e outras, nossas orelhas vão ficar sensíveis em determinados pontos nos indicando qual a disfunção que está ocorrendo no presente momento. O tratamento efetuado no pavilhão auricular pode ser com agulhas, sementes ou massagem.
Os pontos do pavilhão auricular além de terem uma ação energética, atuam por um mecanismo reflexo que, através do estimulo direto ou indireto sobre os prontos, produz uma resposta em nível de Sistema Nervoso Central, mais especificamente no Hipotálamo, o qual age sobre os órgãos correspondentes.
ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS
Técnica muito utilizada nos tratamentos de: Obesidade, Tabagismo, Ansiedade, Insônia, Distúrbios da Tireóide, Amidalite e dores
fonte:http://erato.com.br/index.php/atendimento/detalhes/19
Nenhum comentário:
Postar um comentário