É necessário apenas um mínimo descuido para que o sol faça um grande estrago! Esquecer de passar um bom protetor solar ou descuidar da reaplicação após um mergulho, ou ainda, pensar que o sol não vai queimar, já que está nublado, essas são algumas das situações mais comuns para a queimadura solar. Sem falar naqueles lapsos que seriam cômicos, não fossem trágicos, comoquando a pessoa dorme sob o sol por horas seguidas!
Ninguém quer ficar com a aparência de um camarão e, menos ainda, ardendo como um camarão na brasa! Mas, como se viu, é fácil acontecer, principalmente para quem tem a pele bem clara. Qualquer solzinho a mais e está com a pele ardendo, quando não pior, já que podem acontecer até mesmo queimaduras de segundo grau com essas pessoas de pele bem clara, aparecendo bolhas na pele.
Perigos que vão além das queimaduras
O que fazer quando acontecerem queimaduras solares?
Lembrando que, se as queimaduras forem graves, o médico deve ser procurado rapidamente! Alguns sinais indicam a gravidade do caso:
Veja o que se pode fazer utilizando-se tratamentos naturais
COMPRESSAS FRIAS
Molhar a região ou aplicar compressas geladas por quinze minutos trarão alívio imediato da dor e diminuição do inchaço.
HIDRATANTE NATURAL DE ALOE VERA E MEL
Preparo:
- Retirar do interior das folhas o gel da babosa (2 colheres de chá),
- Juntar num recipiente com 2 colheres de chá de mel e 2 gotas de óleo essencial de alfazema, misturando bem até que fique homogêneo.
- Aplicar nas partes atingidas.
GEL CASEIRO
Bater no liquidificador: 60 g de aloe vera picada, 80ml de óleo de vitamina E, 1g de vitamina C em pó e uma colher de chá de óleo essencial de alfazema. Guardar em frasco bem fechado na geladeira, por até dois meses e aplicar 3 vezes por dia na região afetada.
PEPINO OU BATATA
Colocar rodelas de pepino ou batata gelados nos locais queimados, proporciona alívio e regenera a pele.
CHÁ VERDE
Aplicar compressas de chá verde gelado nas áreas afetadas fará com que a pele se regenere mais rapidamente devido às propriedades dessa planta.
AMIDO DE MILHO
Salpicar amido de milho na cama ajuda a evitar um pouco a irritação e dor.
AVEIA
Despejar aveia numa banheira com água fria e ficar mergulhado nela por 20 minutos. A aveia é calmante e aliviará as dores.
Fonte: Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratamentos caseiros