Educação é Tudo!

SEJA BEM VINDO AO BLOG ONDE EDUCAÇÃO É TUDO!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Farinha de Amora

Farinha de amora impede absorção de gordura e ajuda a emagrecer

O alimento também tem forte ação antioxidante e melhora o trânsito intestinal

A farinha de amora tem sido muito utilizada por ajudar a emagrecer e ser rica em nutrientes importantes para a saúde. Para obter o alimento, a amora é desidratada e depois moída. É interessante que a fruta seja seca em temperaturas baixas, assim evita-se a perda nutricional.

Além de contribuir para a perda de peso, a farinha também tem ação antioxidante e é rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Conheça os benefícios do alimento para o seu organismo, os nutrientes e saiba qual é a forma correta de consumi-lo.
A fruta amora é rica em antioxidantes - Foto: Getty Images

A farinha x a fruta

A amora e a farinha de amora possuem praticamente os mesmos nutrientes. Porém, há algumas diferenças na forma como eles são oferecidos. "A fruta possui melhor biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja o corpo aproveita melhor essas substâncias, mas do ponto de vista de concentração, a farinha vence, pois ela é feita com uma quantidade muito grande de amoras", explica a nutricionista Alessandra Luglio.

Por possuir maior quantidade da fruta e não conter água, a farinha é mais calórica e também conta com grande concentração de sais minerais, vitaminas e flavonoides, compostos antioxidantes que atuam na preservação da saúde das células e processos inflamatórios, evitando doenças. Outro ponto interessante do alimento é que ele possui grandes quantidades de pectina, uma fibra solúvel. Existe a possibilidade da farinha perder alguns nutrientes, caso a desidratação seja feita em uma temperatura elevada.

Os nutrientes da farinha de amora

Assim como a fruta, a farinha de amora é rica em flavonoides, especialmente a antocianina, que tem ação antioxidante. Outro ponto interessante é a pectina, fibra solúvel que proporciona uma série de benefícios como a saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. "Além disso, o alimento é rico em sais minerais, como o potássio, selênio e magnésio, e em vitaminas A e do complexo B", conta a nutricionista Amanda Buonavoglia.

O potássio é interessante porque ajuda no equilíbrio da pressão arterial, o magnésio atua no sistema nervoso combatendo o estresse e melhora a absorção do cálcio, enquanto o selênio tem ação antioxidante. Já a vitamina A também tem efeito antioxidante, está relacionada ao zinco e cálcio e é essencial para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea. As vitaminas do complexo B são importantes para o bom funcionamento cognitivo.
A farinha de amora proporciona saciedade - Foto: Getty Images

Proporciona saciedade

A farinha de amora ajuda no emagrecimento de duas maneiras. Primeiramente, ela proporciona saciedade por ser rica em pectina. Esta fibra solúvel ao entrar em contato com a água no aparelho digestivo aumenta de tamanho fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita e coma uma quantidade menor. Por isso, ao ingerir a farinha de amora é importante beber ao menos dois litros de água ao longo do dia.
veja mais em: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17010-farinha-de-amora-impede-absorcao-de-gordura-e-ajuda-a-emagrecer

domingo, 6 de outubro de 2013

Janelas Quebradas

TEORIA DAS JANELAS PARTIDAS

Imagem
Há alguns anos, a Universidade de Stanford (EUA), realizou uma experiência de psicologia social. Deixou duas viaturas idênticas, da mesma marca, modelo e até cor, abandonadas na via pública. Uma no Bronx, zona pobre e conflituosa de Nova York e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia. Duas viaturas idênticas abandonadas, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada local.
Resultou que a viatura abandonada em Bronx começou a ser vandalizada em poucas horas. Perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram.Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto manteve-se intacta.
Mas a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada em Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os pesquisadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto. O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre. Por quê que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso? Evidentemente, não é devido à pobreza, é algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relações sociais.
Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma idéia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação. Faz quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras. Induz ao “vale-tudo”. Cada novo ataque que a viatura so fre reafirma e multiplica essa idéia, até que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional.
Baseados nessa experiência, foi desenvolvida a ‘Teoria das Janelas Partidas’, que conclui que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores. Se se parte um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.
Se se cometem ‘pequenas faltas’ (estacionar em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar com o sinal vermelho) e as mesmas não são sancionadas, então começam as faltas maiores e delitos cada vez mais graves.Se se permitem atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pesso as forem adultas.
Se os parques e outros espaços públicos deteriorados são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas, estes mesmos espaços são progressivamente ocupados pelos delinquentes.
A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, o qual se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: lixo jogado no chão das estações, alcoolismo entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.
Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de ‘Tolerância Zero’. A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às norm as de convivência urbana. O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.
A expressão ‘Tolerância Zero’ soa a uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas o seu conceito principal é muito mais a prevenção e promoção de condições sociais de segurança. Não se trata de linchar o delinqüente, pois aos dos abusos de autoridade da polícia deve-se também aplicar-se a tolerância zero.
Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao próprio delito.Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.
Essa é uma teoria interessante e pode ser comprovada em nossa vida diária, seja em nosso bairro, na rua onde vivemos.
A tolerância zero colocou Nova York na lista das cidades seguras.
Esta teoria pode também explicar o que acontece aqui no Brasil com corrupção, impunidade, amoralidade, criminalidade, vandalismo, etc.
Reflita sobre isso!

sábado, 28 de setembro de 2013

Refrigerantes: um problema para os dentes


Refrigerantes: Um Problema para os Dentes

Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado ? o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.

Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.

Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14 porcento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.
Está-se Bebendo Cada Vez Mais

O consumo de refrigerantes nos Estados Unidos aumentou drasticamente em todos os grupos demográficos, especialmente entre crianças e adolescentes. O problema é tão grave que autoridades de saúde como a American Academy of Pediatrics começou a alertar sobre os perigos.

Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? Estimativas variam de uma em cada duas à quatro em cada cinco consumindo pelo menos um refrigerante por dia. Pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia.2

Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia.3

Porções maiores agravam o problema. De 180 ml na década de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml na década de 90.

Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.

O Que Fazer

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas que você pode tomar:

    * Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.
    * Enxágüe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
    * Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor, como o Colgate Total® 12. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar. Seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal que você compra na farmácia ou supermercado ou prescrever um mais concentrado dependendo da gravidade do seu problema. Ele também pode prescrever um creme dental com maior concentração de flúor.
    * Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

domingo, 22 de setembro de 2013

Saiba quais alimentos podem prevenir a gripe

Com a constante variação na temperatura, é preciso redobrar os cuidados com o nosso organismo. A dica básica é: vá mais ao supermercado ou à feira e menos à farmácia. Assim, você poderá ter uma alimentação mais saudável, "que irá fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo", afirma Jarlene Melo, nutricionista clínica da Associação Dona de Leite.
Por isso, selecionamos dez alimentos capazes de te ajudar a prevenir ou combater uma gripe. E, de preferência, faça a ingestão deles diariamente. Caso já esteja doente, saiba que "o uso do medicamento pode ser essencial para recuperação, mas a alimentação é fundamental no resultado final", destaca André Veinert, nutrólogo da clínica Healthme - Gerenciamento de Perda de Peso.
A dieta balanceada pode colaborar no tratamento, por exemplo, "o uso de alimentos anti-inflamatórios pode amenizar sintomas de uma gripe", explica Renata Azevedo, nutricionista e membro da Diretoria do Sindicato de Nutricionistas de São Paulo.
Gengibre
 
Fortalece o sistema de defesa do organismo. Além disso, previne e melhora problemas respiratórios, como resfriados e gripes, devido ao seu poder antioxidante, ou seja, de proteger as células. O chá feito com gengibre, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, segundo Jarlene.
Yogurte - As bactérias contidas neste alimento são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e evitam o crescimento de micro-organismos indesejáveis que causam doenças. De acordo com André, o intestino é o principal órgão de defesa do nosso organismo.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coca Cola e Caramelo IV


Publicado em 12/09/2013
Entrevista com consumidor que adquiriu doença tomando coca-cola. — Wilson Batista de Rezende.
Wilson Batista de Rezende é um goiano de 46 anos que vive há décadas em São Paulo. Aos 11 anos de idade, ele decidiu se tornar vegetariano. Hoje, Wilson é vegano (não consome nada de origem animal) e tem uma triste história para compartilhar.

Praticante de yoga e outras atividades físicas, Wilson diz que sempre foi o tipo de pessoa ativa e de bem com a vida. Porém, no ano 2000, quando Wilson tinha 33 anos, sua vida mudou completamente.

Ao ingerir uma pequena quantidade do refrigerante Coca-Cola contaminado, Wilson começou a apresentar sérios problemas de saúde. Ele garante que tem laudos que comprovam que as seis garrafas de Coca-Cola que ele adquiriu naquela ocasião estavam contaminadas, inclusive, por restos de ratos, visíveis até hoje em algumas garrafas que ele manteve com ele.

Wilson traz sérias sequelas do ocorrido e move um processo contra a fabricante local da Coca-Cola, a Spal Indústria Brasileira de Bebidas S/A. A ação tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo sob o número 583002003068942