Educação é Tudo!

SEJA BEM VINDO AO BLOG ONDE EDUCAÇÃO É TUDO!

sábado, 19 de janeiro de 2013

DICAS DA SABEDORIA POPULAR: Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratame...

DICAS DA SABEDORIA POPULAR: Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratame...Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratamentos caseiros

É necessário apenas um mínimo descuido para que o sol faça um grande estrago! Esquecer de passar um bom protetor solar ou descuidar da reaplicação após um mergulho, ou ainda, pensar que o sol não vai queimar, já que está nublado, essas são algumas das situações mais comuns para a queimadura solar. Sem falar naqueles lapsos que seriam cômicos, não fossem trágicos, comoquando a pessoa dorme sob o sol por horas seguidas!
Ninguém quer ficar com a aparência de um camarão e, menos ainda, ardendo como um camarão na brasa! Mas, como se viu, é fácil acontecer, principalmente para quem tem a pele bem clara. Qualquer solzinho a mais e está com a pele ardendo, quando não pior, já que podem acontecer até mesmo queimaduras de segundo grau com essas pessoas de pele bem clara, aparecendo bolhas na pele.

Perigos que vão além das queimaduras

A gravidade depende exatamente do tom de pele, sendo as mais claras as mais gravemente atingidas e também o tempo de exposição ao sol que a pessoa se submeteu. Logicamente, os danos causados pelo sol não se resumem às queimaduras, mas ao perigo do câncer de pele, ao envelhecimento, manchas na pele, etc. E isso deveria estar sempre em mente na hora de se expor ao sol. Se as pessoas tivessem oportunidade de ver a pele atingida pelo excesso de sol num microscópio, possivelmente não voltariam a se expor, já que as lesões sofridas pelas células da pele são chocantes, causando até mesmo a morte de algumas e o total “encolhimento” das outras!

O que fazer quando acontecerem queimaduras solares?

É uma situação preocupante que pode estragar um final de semana de praia, por exemplo. Mas, através de tratamentos naturais, podemos reverter esse quadro e aliviar as queimaduras, resolvendo o problema com alívio imediato!
Lembrando que, se as queimaduras forem graves, o médico deve ser procurado rapidamente! Alguns sinais indicam a gravidade do caso:
- calafrios e tremores; seu corpo está todo queimado; a dor e a ardência na pele são intensas; você sente mal-estar, como se estivesse doente; há muitas bolhas em sua pele. Se for assim, vá imediatamente buscar ajuda médica!

Veja o que se pode fazer utilizando-se tratamentos naturais

COMPRESSAS FRIAS

Molhar a região ou aplicar compressas geladas por quinze minutos trarão alívio imediato da dor e diminuição do inchaço.

HIDRATANTE NATURAL DE ALOE VERA E MEL

Aliviar uma queimadura de sol com aloe vera, ou babosa é boa pedida, já que, além do gel refrescante, a planta ainda possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes, além disso, o mel é hidratante e a alfazema é regeneradora e reconstrutora.
Preparo:
  1. Retirar do interior das folhas o gel da babosa (2 colheres de chá),
  2.  Juntar num recipiente com 2 colheres de chá de mel e 2 gotas de óleo essencial de alfazema, misturando bem até que fique homogêneo.
  3. Aplicar nas partes atingidas.

GEL CASEIRO

Bater no liquidificador: 60 g de aloe vera picada, 80ml de óleo de vitamina E, 1g de vitamina C em pó e uma colher de chá de óleo essencial de alfazema. Guardar em frasco bem fechado na geladeira, por até dois meses e aplicar 3 vezes por dia na região afetada.

PEPINO OU BATATA

Colocar rodelas de pepino ou batata gelados nos locais queimados, proporciona alívio e regenera a pele.

CHÁ VERDE

Aplicar compressas de chá verde gelado nas áreas afetadas fará com que a pele se regenere mais rapidamente devido às propriedades dessa planta.

AMIDO DE MILHO

Salpicar amido de milho na cama ajuda a evitar um pouco a irritação e dor.

AVEIA

Despejar aveia numa banheira com água fria e ficar mergulhado nela por 20 minutos. A aveia é calmante e aliviará as dores.


Fonte: Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratamentos caseiros 

domingo, 30 de dezembro de 2012

Curta o Verão


Recomendações para o verão
A TARDE
Fernando Vivas | Ag. A TARDEO verão começou no dia 21 de dezembroO verão começou no dia 21 de dezembro
- Evite exposição ao sol entre 11h e 15h. Dê preferência ao período entre 7h e 10h e depois das 15h, quando os raios solares estão mais fracos.
- Use sempre protetor solar com fatores entre 15 e 30, com reposições na pele a cada duas horas, ou sempre que mergulhar ou transpirar muito.
- Tome cuidado mesmo quando o céu estiver encoberto. Os raios atravessam as nuvens e você pode se queimar com o famoso “mormaço”.
- Use sempre bonés ou chapéus para proteger o rosto e os ombros do sol.
- Para evitar a descamação, aplique um hidratante
na pele após expor-se ao sol.
- Ande sempre calçado para evitar as micoses transmitidas por fezes de animais enterradas na praia.
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, que desidratam o organismo. Dê preferência a água e sucos.
- Utilize coletes salva-vidas nas crianças, para reforçar a proteção, o que não dispensa a presença do adulto. Bóias de sentar ou de braço não são indicadas.
- Nade longe de pedras, estacas ou piers.
- Tome conhecimento das condições da praia e obedeça às sinalizações de perigo.
- Caso não tenha preparo físico e técnico, não tente salvar vítimas de afogamento, sob o risco de se afogar também.
- Dê preferência às praias com posto de salva-vidas.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Inaiê Dicas: Água de coco = solução do calor


Inaiê Dicas: Água de coco = solução do calor: E o verão está chegando!!! Todos esperam por ele ansiosos.!     Mas aí começa a reclamação: que está muito quente, que não consegue ficar ...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Conhecendo a Ginástica Rítmica Masculina


Posted in  ,  ,  , 
             Siiiiiim, ELES também fazem Ginástica Rítmica!!! 

     Olá, pessoal. Na última postagem apresentei a Ginástica Rítmica (GR), como uma das ginásticas que compõem a Ginástica Geral (GG). E comentei que a modalidade é reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) como sendo uma modalidade estritamentefeminina. No entanto, hoje estou aqui para apresentar a GR Masculina, uma variação da modalidade que surgiu no Japão e que tem sido difundida em alguns países, principalmente nos países orientais. Essa é mais uma postagem da série "Conhecendo as Ginásticas Competitivas" ;)

                    Mas antes, gostaria de dizer que fico feliz em estar escrevendo esta postagem, que é fruto do meu Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Educação Física (2009), trabalho este que pude apresentar em 2010 no V Fórum Internacional de Ginástica Geral e, recentemente, no Congresso MOVE 2012. E aproveito o espaço para agradecer a alguns profissionais que na época foram muito importantes para a realização deste trabalho:

               - Profa. Ms. Maria Teresa Bragagnolo Martins → minha orientadora e mestra que, além de ter sido de grande influência para a minha formação profissional e atual paixão por Ginástica Geral, foi minha companheira na realização desta pesquisa.
               - Profa. Ms. Carmem Lúcia Leme de Lima → uma grande difusora da GR Masculina aqui no Brasil, que compartilhou grande parte do seu conhecimento sobre a modalidade comigo durante a pesquisa. Boa parte do que sei sobre a GR Masculina é graças a ela.
                - Profa. Dra. Roberta Gaio → uma das mais importantes profissionais na área da GR, com quem troquei várias informações e reflexões sobre a possibilidade de desenvolvimento da GR Masculina no Brasil.
                 - Prof. Mario Lam (Canadá) → um dos principais difusores da GR Masculina no Ocidente, que também compartilhou parte de seu conhecimento comigo através de e-mails. Responsável pelo site Men Rhythmic Gymnastics, uma das poucas referências acessíveis para nós ocidentais.


Agora sim, vamos ao que interessa!!

               A GR Masculina começou a ser praticada no Japão após a II Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar na recuperação do país através da atividade física visando promover a saúde da população. Com base em movimentos vindos da Calistenia e das Artes Marciais, a atividade (praticada na época apenas pelos homens) foi se desenvolvendo, a ponto de tornar-se uma modalidade esportiva. Até que, em 1969, a GR Masculina foi regulamentada pela Confederação Japonesa de Ginástica.

GR Masculina na Gymnaestrada de Lisboa (2003)
                  A modalidade passou a ser praticada em diversos clubes e universidades do Japão, e, posteriormente, em outros países do Oriente como Malásia e Coreia do Sul. Depois, outros países tomaram conhecimento da modalidade, sendo realizado, em 2003, o primeiro campeonato internacional de GR Masculina, no qual também participaram países como Austrália, Estados Unidos e Canadá. No mesmo ano, o Japão levou apresentações de GR Masculina para a Gymnaestrada Mundial de Lisboa (Portugal), com o objetivo de difundir o esporte.
                      A FIG, mesmo tendo conhecimento da existência dessa adaptação da GR para o público masculino, ainda não reconhece a modalidade, alegando que não há um número suficiente de países praticantes, ainda que outros campeonatos internacionais já tenham sido realizados após 2003, com base nas regras propostas pela Confederação Japonesa.

              De fato, a GR Masculina é pouco conhecida, sendo que a maior parte dos materiais encontrados explicando sobre a modalidade (regulamentos, por exemplo) são encontrados apenas em sites orientais, o que dificulta mais ainda a sua divulgação por aqui. 

                        Mas afinal de contas, como é essa GR Masculina??

                       A GR Masculina, assim como a Feminina, é praticada com a utlização de uma música e a realização de séries, individuais ou em conjunto (conjunto com 6 ginastas na GR Masculina e não 5 como na Feminina), nas quais os atletas devem executar elementos corporais manipulando aparelhos de pequeno porte, para as competições individuais, ou sem aparelhos (mãos livres) para as séries de conjunto.

                       Na foto abaixo podemos ver os aparelhos utilizados nas séries individuais masculinas:

Corda (igual a feminina), Arcos (menores que o arco feminino e usados em pares), Maças (diferentes no peso e tamanho das maças femininas, mas também usadas em pares) e Bastão

                       Assim como na GR Feminina, cada aparelho possui um conjunto de exigências técnicas(lançamentos, balanceios, manejos, entre outros), que devem estar associadas a elementos corporais, como saltos, saltitos, ondulações, equilíbrios, elementos de flexibilidade, entre outros. Quanto mais elementos integrados, maior o nível de dificuldade da série.

                       Já nas séries em conjunto não são utilizados aparelhos, sendo chamadas séries de mãos livres, onde 6 ginastas também executam os elementos corporais, por meio de movimentos expressivos de dança, Artes Marciais e acrobacias de solo da Ginástica Artística. Aliás, uma diferença fundamental nas GRs é que a GR Masculina exige a realização de acrobacias com fase de vôo (saltos mortais, flic flac, saltos com mergulho) ao contrário da Feminina. De um modo simples, é como se a GR Masculina fosse uma mistura de solo de Ginástica Artística com dança.

Alguns elementos corporais da GR Masculina: Avião (canto esquerdo acima), Parada de Mãos (canto direito acima), movimentos expressivos de balanceios, circunduções e ondulações (canto esquerdo abaixo), Flic Flac (canto direito abaixo)

                       Nas séries em conjunto também são exigidas colaborações entre os ginastas, bem como momentos em que os ginastas devem realizar acrobacias complexas de forma simultânea, ou ainda passando por cima uns dos outros ao longo dessas acrobacias (coisa de ninja...rs).

                       Mas para que vocês possam entender melhor a GR Masculina, vou deixá-los com alguns vídeos. O primeiro é de uma apresentação de conjunto (mãos livres). E aproveito para falar que eu sou FÃ do sincronismo japonês...rs

sábado, 10 de novembro de 2012